domingo, 17 de março de 2013

O sociólogo Jáder de Carvalho

Nosso escritor Jáder de Carvalho também enveredou pela sociologia. Ele entrou no Liceu do Ceará na década de 1930 como professor de sociologia, mas foi afastado da cadeira, a qual saiu do currículo escolar. Depois desse afastamento, passou a ser professor de história e geografia. Dedicou-se mais à história, interpretando os fatos históricos, com isso, buscava prever o futuro. Nessa época, entrou em choque com o governo e foi processado justamente por causa dessas interpretações da história que fazia em suas aulas. Requereu o cargo de professor do Liceu e voltou a dar aula de história, trabalhando até se aposentar.
Jáder publicou alguns livros sobre o tema, dentre eles destacamos O índio brasileiro – Estudo sociológico, publicado em 1930, e O povo sem terra – Interpretação do povo judeu, publicado em 1934. Ambos os livros estão disponíveis somente na seção de Obras raras da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel, estando o livro O povo sem terra também disponível na biblioteca da Academia Cearense de Letras.

Imagem do livro O índio brasileiro, fotografado na Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel.


Além disso, Jáder de Carvalho é patrono da cadeira nº 20 da ACSC (Academia de Ciências Sociais do Ceará), que tem como titular César Oliveira de Barros Leal.*

*Fonte: Revista da ACSC, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário