domingo, 3 de junho de 2012

Visita ao Liceu do Ceará



No dia 14 de maio de 2012 o grupo Sertão-poesia: um estudo da obra de Jáder de Carvalho visitou dois locais bastante representativos na vida do escritor, jornalista e professor Jáder de Carvalho: o Liceu do Ceará, estabelecimento educacional que, hoje, com 167 anos de existência, foi palco dos debates e discussões das aulas de sociologia ministradas por Jáder; e a casa da Rua Agapito dos Santos, onde Jáder, segundo Leal, morou por mais de 50 anos.

O objetivo destas visitas foi adquirir material que pudesse dar conta da ilustre passagem do escritor pelas dependências acadêmicas do Liceu, assim como ter contato com o ambiente habitado pelo escritor durante importantes anos de sua vida.

Desta forma, no Liceu do Ceará, com o auxílio da Coordenadora Adriana Ribeiro Nogueira e do bibliotecário Moacir Ruivo, o grupo teve acesso ao acervo da biblioteca Prof° Sebastião Praciano de Sousa (fundada em 06/04/83), e encontrou algumas obras que fazem tímida menção à produtiva passagem de Jáder nessa instituição de ensino. São elas:

O Liceu que conheci, de autoria do professor de geografia Boanerges Sabóia, onde vamos encontrar referência ao escritor na página 114, no Anexo III: Relação dos professores por disciplina, lotados no liceu do Ceará no período de 1946 a 1962, indicado como professor de Sociologia da época ao lado de Cléber Correia Pinho.

Os dois volumes de O Liceu do meu tempo. No Primeiro volume, organizado por Ana Maria Nogueira em 2005, a referência é feita por Lúcio Alcântara em Saudades do Liceu. Já no segundo volume, organizado por Auriberto Vidal Cavalcante em 2007, é o professor Batista de Lima que o cita em capítulo que leva o mesmo nome da coletânea de memórias, O Liceu do meu tempo.




 
Outras obras com as quais o grupo teve contato na biblioteca do Liceu em que o escritor é lembrado são: O Anuário do Ceará – Brasil, Nordeste, na subdivisão História da Literatura, com um brevíssimo apanhado da produção literária do autor; Introdução à História do Jornalismo, de G.S. Nobre, 1975, obra na qual a atuação jornalística de Jáder é apresentada dentro do decênio 1940-1949 e ainda em Literatura Cearense, do professor Sânzio de Azevedo.

Trecho do Anuário onde Jáder é mencionado.



Embora Jáder de Carvalho tenha atuado significativamente em um Liceu que era referência na formação dos jovens cearenses, da sua contribuição restam poucos registros. Exemplo disso é a apenas uma de suas obras estar disponível na biblioteca da escola, Sua majestade, o Juiz. Nas dependências do colégio, não há nenhum tipo de homenagem que faça referência ao escritor (placa, busto, etc).

Por fim, em visita a casa do escritor na Rua Agapito dos Santos, 389, o grupo não teve acesso ao interior do imóvel, ficando, assim, os registros somente referentes à parte exterior da casa de Jáder de Carvalho.









Nenhum comentário:

Postar um comentário