domingo, 26 de maio de 2013

O jornalista Jáder de Carvalho


Das várias faces de Jáder de Carvalho, a do jornalista formou-se quando ele ainda era menino. Foi uma face que nasceu com a admiração que o jovem tinha por um jornalista cearense, João Brígido (1829-1921), que se tornou sua grande influência.  
“Eu tinha uma verdadeira paixão por João Brígido. Quando eu morava em Fortaleza, o Unitário (jornal de João Brígido) era vendido a tostão, a cem réis, e eu ia esperar o vendedor na rua e comprar o jornal para o papai. [...] João Brígido morava ali, onde é o Fortaleza Hotel. Eu ia me colocar em frente à sua casa, e ele se deitava no sofá da sala, num camisolão de chita, e eu ficava olhando, contemplando João Brígido. Nunca cheguei a trocar uma palavra com ele.”*
Fruto dessa paixão, anos mais tarde, em 1969, Jáder publica a Antologia de João Brígido, uma homenagem àquele que foi sua grande inspiração no jornalismo.
Imagem do livro Antologia de João Brígido
Jáder de Carvalho, ao longo de sua vida, fundou vários jornais, mas o mais importante deles foi o Diário do Povo, criado em 1947. O jornal foi uma arma contra o governo da época, defendendo os direitos do povo. Seus ajudantes eram seus próprios alunos do Liceu, que precisavam de três requisitos para trabalhar no jornal: “ser bom aluno de História, ter a paixão jornalística e ser de briga.”**
Em 2011, foi lançado o livro Jáder de Carvalho e o Diário do Povo, de João Alfredo Montenegro - editado pelo Armazém da Cultura - que resgata a história de Jáder e de seu jornal, tão importantes para o jornalismo cearense.
Imagem do livro Jáder de Carvalho e o Diário do Povo


*Jáder em entrevista a Nirez. Trecho retirado do livro Jáder de Carvalho, de Ângela Barros Leal.
**Dórian Sampaio, um dos alunos eleitos por Jáder para ser seu ajudante no Diário do Povo. Trecho retirado do livro Jáder de Carvalho, de Ângela Barros Leal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário